23 de agosto de 2007

Quem está no controle?

Havia planejado outro texto para postar aqui. Mas nos últimos dias, passando por diversas situações, cheguei a me questionar se Deus estaria realmente no controle da minha vida; porque, bem, eu não estava. E nesses momentos de turbulência, enxergando Deus distante de tudo, ainda pude colocar o pouco da fé que me restava em Suas mãos.

Em meu relacionamento com Ele sempre busquei a sinceridade, pois não podemos adorá-lo sem sinceridade; Deus odeia a hipocrisia. E essa sinceridade me fazia orar e dizer o quanto eu gostaria de acreditar que Ele estava ali, a despeito de como eu me sentisse.

Questionando a Sua presença e o Seu domínio da situação Ele respondia ao meu coração: Não se turbe o vosso coração, Eu jamais o abandonarei ou rejeitarei. Meus sonhos são mais nobres do que os teus!

Mas, embora preciso, compreender e esperar os planos do Senhor não é nada fácil! É exatamente aí que ele trabalha em nós a FÉ e a RENDIÇÃO. Sobre essas duas palavrinhas, tão difíceis e tão necessárias de se viver, é que eu gostaria de falar um pouco e compartilhar o que Deus tem me ensinado.

“Entregue-se ao Senhor e espera pacientemente por ele.”
Sl. 37. 7.

Esperar em Deus é ter a certeza de que Ele cumprirá suas promessas. É ter fé. E entregar-se a Deus é a essência da adoração. É a rendição. E render-se não é para covardes!

Imaginem um carneiro sendo colocado vivo sobre o fogo; ele logo irá fugir. Mas Deus pede que nos entreguemos a Ele como um sacrifício vivo, e o problema do sacrifício vivo é que ele pode escapulir do altar fugindo do fogo! A rendição não deve ser um momento da sua vida, mas uma prática constante! É você se lançar no fogo do altar de Deus a todo instante! E isso não é fácil! Render-se não é para covardes!

O orgulho é a maior barreira contra a rendição. O motivo pelo qual muitos ainda estão angustiados, buscando e progredindo lentamente é que ainda não chegaram ao fim de si mesmos. Nós ainda tentamos comandar e meter o bedelho no trabalho que Deus realiza dentro de nós. Aceitamos nossa humanidade intelectualmente, mas não emocionalmente. Quando diante de nossas limitações reagimos com irritação, raiva e ressentimentos. Desejamos ser mais altos, inteligentes, fortes, talentosos, bonitos e ricos. Queremos ter tudo e fazer tudo, e ficamos deprimidos quando isso não acontece. Então quando percebemos que Deus deu a outros características que não temos, reagimos com inveja, ciúmes, e autopiedade. Não queremos admitir que somos apenas criaturas e que não estamos no controle de coisa nenhuma. Esta é a mais antiga das tentações: sereis como Deus! Esse desejo de ter o controle completo é a causa de tanto estresse em nossa vida.

Isaías 26. 3. fala que o Senhor guardará em perfeita paz aqueles que Nele confiam. E em Salmo 1. lemos que aqueles que possuem sua satisfação no Senhor serão com árvores plantadas à beira de águas correntes, dando frutos no tempo certo. Então se tenho essas garantias ao confiar em Deus, como saber que Ele ainda está comigo se tudo parece sem controle?

Freqüentemente passamos por esse sentimento de abandono e afastamento de Deus. Um teste de fé que todos devemos enfrentar. Nesses momentos devemos nos concentrar no que Deus é – sua natureza imutável. Ele vai estar sempre no controle.

Quando nos entregamos, confiamos e esperamos em Deus temos a certeza de que, apesar de todas as circunstâncias, Ele vai estar sempre no controle.

“Portanto entreguem-se inteiramente a Deus.” Tg. 4. 7. Não há nada que o Senhor não faça pela pessoa totalmente concentrada nesse objetivo. Deus lhe dará tudo que for necessário se você apenas fizer a escolha de viver por Ele. Essa é realmente a única forma de viver. Todo resto é apenas existir.

“Sorria para mim, seu servo; ensina-me a forma correta de viver.”
Sl. 119. 135.

3 comentários:

Anônimo disse...

anjo mais sem coração vc Muel!
me me ama mais...
*snif *snif *snif

porem eu ainda amo vc,
bju bju
Renata

Anônimo disse...

snif snif
que lindo!!! estou emocionada

realmente! precisamos nos render mais aos pés do Senhor, e como isso é difícil hein?!
Ajuda-me Senhor! Não tire os seus olhos de mim...

beijinhos
Sam... vai com tudo!!!

Jozzi Nascimento disse...

noussaa, post pefeito! sl 37 eh um dos meus preferidos...
tiro o chapeu pro post d hj, fala da realidade cotidiana de todos nós.

te cuida, filho
;*