5 de janeiro de 2007

Enganadores, prostitutas e estrangeiros

Uma mensagem sobre a Graça de Deus - Por Ricardo Régener

"Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaque, Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou a Judá e a seus filhos. Judá gerou de Tamar a Perez e a Zerá, Perez gerou a Esrom, Esrom gerou a Arão, Arão gerou a Aminadabe, Aminadabe gerou a Naasoom, Naasom gerou a Salmom. Salmom gerou de Raabe a Boaz, Boaz gerou de Rute a Obede, Obede gerou a Jessé, Jessé gerou ao rei Davi, o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias, Salomão gerou a Roboão, Roboão gerou a Abias, Abias gerou a Asa, asa gerou a Josafá, Josafá gerou a Jorão, Jorão gerou a Uzias, Uzias gerou a Jotão, Jotão gerou a Acaz, Acaz gerou a Ezequias, Ezequias gerou a Manassés, Manassés gerou a amom, Amom gerou a Josias, Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos no tempo do exílio da Babilônia. depois do exílio da Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel, Salatiel gerou a Zorobabel, Zorobabel gerou a Abiúde, Abiúde gerou a Eliaquim, Eliaquim gerou a Azor, Azor gerou a Sadoque, Sadoque gerou a Aquim, Aquim gerou a Eliúde, Eliúde gerou a Eleazar, Eleazar gerou a Matã, Matã gerou a Jacó, Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo. De sorte que a soma das gerações de Abraão até Davi foi quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze, do exílio na babilônia até Cristo, quatorze," (Mt 1:1-16)

Graça e Paz!

Provavelmente você deve ter ficado assustado com o título dá mensagem, ou surpreso com a transcrição do texto da genealogia de Jesus, o primeiro texto do Novo Testamento. Conheci esse texto quando eu era bem pequenininho, na Escola Dominical da minha antiga igreja, achei legal ver na bíblia uma seqüencia genealógica que falava sobre os antepassados de Jesus, mas ficou a pergunta: pra que isso serve? Afinal de contas, existem textos bíblicos tremendos, que sempre falam conosco todas as vezes que nós lemos, mas existem alguns textos que parecem ter sido colocados "de enfeite" dentro da Bíblia.

Até alguns dias atrás, ainda não havia compreendido que lição nós poderíamos tirar de textos como o de Mateus 1, lendo esse texto a alguns dias atrás, comecei pelo Espírito a notar alguns detalhes que eu nunca havia notado, e a ver uma lição tremenda que Deus estava dando ao povo judeu.

Mateus escreveu um evangelho direcionado aos israelitas, que na época esperavam O Messias. O povo de Israel valorizava muito linhagens, árvores genealógicas e números, ainda mais no quer diz respeito a reis. Dessa forma, Mateus escreveu toda essa genealogia para provar ao povo que Jesus era aquele descendente direto de Davi sobre o qual a profecia falava, e dessa maneira dar credibilidade a pregação do evangelho. Pra completar, no versículo 16, Mateus falou sobre os números de gerações: catorze gerações entre Abraão (patriarca da nação israelita) e Davi (o maior rei que eles já haviam tido até então), outras catorze gerações entre Davi e o cativeiro da Babilônia, e mais catorze gerações até Jesus. A mensagem que Mateus queria passar era: vejam, "de catorze em catorze gerações um novo governo se estabelece", essa contagem de gerações dava ainda mais credibilidade diante do povo de Israel, ao evangelho pregado por Mateus.

Mas tampouco isso foi o que mais chamou a minha atenção, como disse anteriormente, o povo Israelita valorizava muito linhagens, antepassados, especialmente no que dizia respeito a um rei. Mas se você atentar aos detalhes da genealogia de Jesus, vai perceber que sua linhagem não é das mais bonitas e gloriosas, por assim dizer. Vemos figuras como Isaque, Ezequias, Josafá, homens tementes a Deus. Mas não há sequer algum tipo de menção especial a esses grandes homens na genealogia, pelo contrário, no decorrer da genealogia, e de suas ênfases, podemos perceber que pessoas comuns e pecadoras foram escolhidas e usadas por Deus pra trazer o Messias ao mundo. Você, por algum motivo já reparou que, apesar da genealogia geralmente só citar os homens, a genealogia de Jesus curiosamente cita quatro mulheres?

"Judá gerou de Tamar a Perez..." (v. 2)
Mateus poderia simplesmente ter dito: Judá gerou a Perez, mas ele fez questão de lembrar ao povo judeu de que mulher Judá gerou. Se você não conhece a história, Judá era um filho rebelde (ao contrário de José, que se tornou exemplo na sua geração), contrariando a ordem de seu pai e de Deus, ele se casou com uma mulher estrangeira, e teve um filho chamado Er, passado o tempo, Er se casou com Tamar, e morreu, segundo a tradição, Tamar se casou com Onã, irmão de Er, para suscitar a linhagem do falecido. Onã também era muito rebelde, de forma que não tinha filhos com Tamar, por causa da sua própria rebeldia o Senhor acabou também o matando. Sobrou o último filho de Judá, que era muito jovem, no entanto Judá, com medo de não ter o terceiro filho morto, não o casou com Tamar, que entrou em desespero, afinal de contas seria vergonhoso pra ela não ter filhos. Numa determinada ocasião, Tamar se disfarçou de prostituta, e teve relações com Judá, do qual concebeu a Perez. Foi uma relação abominável que levou ao nascimento de Perez.

"Salmom gerou de Raabe a Boaz" (v. 5a)
Mais uma vez Mateus faz questão de falar o nome de uma mulher. O encontro de Raabe com o povo judeu está registrado no livro de Josué: Raabe além de ser meretriz, era estrangeira, uma mulher com quem o povo israelita não deveria se misturar. No entanto, no dia em que Raabe, recebeu os espias israelitas na sua casa, e naquele dia, em um ato de arrependimento, ela reconheceu que não havia em todo o universo um deus que se igualasse ao único Deus verdadeiro. Naquele dia, Raabe que queria salvar a si e a sua família da carnificina que viria logo adiante (com a invasão de Jericó), colocou na entrada da sua casa um sinal vermelho que serviria para a preservação da sua vida. Mais do que salva da morte, Raabe foi usada pra gerar a linhagem do Salvador de Israel, e recebeu um local de destaque na genealogia de Jesus, e se tornou um exemplo para toda a igreja cristã: basta dizer que ela está na galeria dos heróis da fé.

"Boaz gerou de Rute a Obede" (v. 5b)
Essa é a terceira mulher que Mateus fez questão de citar na genealogia: Rute, uma estrangeira, moabita. E diante da terceira estrangeira na lista de antepassados de Jesus, me faço a indagação: porque Deus permitiu que estrangeiros entrassem na genealogia de Jesus, e mais do que isso, comecei a questionar: porque tanta honra e destaque é oferecido a estrangeiros, prostitutas, pessoas condenadas diante da sociedade?

"O rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias" (v. 6b)
Depois de dar destaque a mulheres estrangeiras, prostitutas e promíscuas, e "sujar" a linhagem diante do povo, Mateus vai ainda mais fundo. Ela não diz "Davi gerou a Salomão", tampouco diz "Davi, de Bate-Seba, gerou a Salomão", mas ele escreveu "o rei Davi gerou a Salomão, da que foi mulher de Urias". Mateus queria deixar claro o tipo de relação adúltera que ocasionou o casamento de Davi e Bate-Seba e, consequentemente gerou Salomão, porque Bate-Seba?

GRAÇA QUE GERA ESCÂNDALO
Foi refletindo nessa genealogia que eu comecei a pensar: que evangelho é esse que deixa de lado pessoas boazinhas e exalta prostitutas e adúlteras? Que evangelho é esse que rejeita Esaú (uma pessoa "politicamente correta"), e escolhe Jacó, um enganador, mentiroso? Porque os fariseus, zelosos e esforçados, foram rejeitados, e os corruptos, as prostitutas foram acolhidas e aceitas? Porque Deus escolheu o mais irresponsável dos discípulos para ser líder da Igreja?

É refletindo nessas dezenas de exemplos bíblicos, que nós começamos a perceber que Deus não está em busca de pessoas "boazinhas", se a graça se manifestasse na vida dos "certinhos", ela não seria graça, seria merecimento. Deus, através de Jesus, veio quebrar paradigmas e mostrar que não estava mais preocupado com tradições, na verdade o objetivo de Deus era alcançar aqueles que precisavam de ajuda. Se você olhar pra vida de Davi, Raabe, Maria Madalena, Bate-Seba, Jacó, vai ver que nenhum deles foi exemplo de moralidade, muito pelo contrário, todos eles tinham um histórico suficiente para "queimar no fogo ardente do inferno". No entanto algo eles tinham em comum: eles eram sinceros diante de Deus, e estavam dispostos a serem transformados. Foi por causa disso que Deus os amou, os escolheu e os usou.

É tremendo descobrir que a graça de Deus se manifesta na vida dos piores pecadores, dos mais sujos. Os "bonzinhos", que acham que praticam boas obras o suficiente para serem lembrados por Deus, esses são envergonhados. Mas aqueles que quando olham pra si mesmos, se reconhecem doentes, necessitados de Deus, a esses o Senhor manifesta graça, salvação, transforma, e coloca em um lugar de honra. Você meu irmão, que se acha "razoavelmente bom ", pra ser lembrado por Deus, esqueça isso! Todas as suas boas obras, tudo o que você já fez de bonito pra Deus é lixo, nada disso te torna aceito por Ele. Ele não veio para os saudáveis, Ele veio para aqueles que olham pra si mesmo e se reconhecem doentes.

A você, que como eu olha pra si mesmo e se vê indigno de Deus, eu pergunto: diante da realidade da palavra, das prostitutas, dos ladrões, dos enganadores, da "escória da sociedade" que foi escolhida por Deus, você ainda tem alguma dúvida que VOCÊ foi escolhido por Ele? Aos falsos-religiosos, cheios de confiança em si mesmo, falsos-moralistas, a esses o Senhor rejeita. Mas aos pecadores que reconhecem sua necessidade de Deus, a esses o Senhor manifesta sua graça e honra.

Já estou convencido: sabe porque Deus escolheu a mim, Ricardo Régener? Porque não havia outro pior pra Ele escolher, porque se houvesse Ele escolheria! Paulo de Tarso, o apóstolo, se achava o pior dos pecadores, o mais perdoado. Mas lá no céu eu ainda hei de ter uma séria discussão com ele sobre o assunto: o pior dos pecadores, o mais perdoado sou eu! (Risos)

Não importa o que você fez no passado, não importa o que você fez essa manhã. O Senhor escolheu os piores, os mais frágeis, aqueles que estão dispostos a serem transformados pelo poder dEle. Você reconhece que precisa dEle? Pois saiba que você foi escolhido para ser transformado e receber um lugar de honra!

Deus te abençoe tremendamente!

Extraído de: geracaodt.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Caramba...esse texto foi da hora!!

Anônimo disse...

valeu este comentário é fantastico isso faz com que o cristianismo seja contrario a qualquer religião

Anônimo disse...

Sensacional!!!
O amor de Deus é realmente algo inexplicável...
Que Deus o abençoe e o faça prosperar em todas aas coisas...